Youtube Facebook Instagram Twitter

Fala Sertão nas

Redes Sociais

Publicidade

Chile declara estado de alerta vermelho após erupção de vulcão


Postado em 23/04/2015 - 09:11:30 (Brasília)




O governo chileno decretou estado de excepção em cidades próximas ao vulcão Calbuco, no sul do país, que entrou em repentina e violenta erupção nesta quarta-feira. "Decretamos estado de exceção por catástrofe na província de LLanquihue e na comuna de Puerto Octay", o que significa que as Forças Armadas assumiram o controle nestas localidades, disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo.

Localizado na região dos lagos chilenos, o vulcão Calbuco entrou em erupção por quase 90 minutos, levando o governo a decretar alerta vermelho e a determinar a evacuação de povoados no entorno da montanha. A erupção teve um nível de 4-5 em uma escala que vai até 8, informou Peñailillo, destacando que até o momento não há informação "sobre feridos ou desaparecidos".

Inicialmente, o raio de evacuação foi de 10 km no entorno da montanha, mas o ministro do Interior anunciou mais tarde a ampliação da zona para 20 km, com a remoção de mais de 4 mil pessoas.

O alerta vermelho (máximo) está em vigor nas cidades de Puerto Montt e Puerto Varas, situadas na região de Los Lagos, 1.300 km ao sul de Santiago. As aulas estão suspensas na região e os voos foram proibidos sobre a zona em alerta. Nesta quinta-feira, a presidente Michelle Bachelet visitará a região para avaliar a situação, informou o ministro Peñailillo.

O vulcão, que não deu sinais de aumento de atividade anterior, entrou em erupção por volta das 18H00 (local e Brasília). A TV chilena mostrou uma imensa coluna sobre o vulcão, situado próximo a Puerto Montt, que ficou coberta de cinzas. Era possível ver as emissões a 20 km de distância, mas não a liberação de lava.

Com 2.003 metros de altura, o vulcão estava inativo há 43 anos. Após o início da erupção, formaram-se grandes engarrafamentos em Puerto Montt, com longas filas em torno dos postos de gasolina. Os supermercados também ficaram lotados por pessoas em busca de gêneros para enfrentar uma emergência. "A população está muito, muito assustada", disse Gervoy Paredes, prefeito de Puerto Montt, onde as autoridades decretaram o toque de recolher durante a noite.

Até poucos dias atrás, as atenções estavam voltadas para o vulcão Villarrica, também no sul do Chile, que entrou em erupção em março. O Chile tem cerca de 90 vulcões ativos, e o Calbuco é considerado um dos mais perigosos.

Com informações do DP



Compartilhe essa notícia:

Mais Notícias

 Últimas notícias

Posto de Atendimento ‘Caixa Aquí’ em Ipubi segue para fase final de implantação

Haddad: elite vota em Bolsonaro acreditando que ele será 'tutelado por generais'

PT entra com pedido de investigação no TSE e pede inelegibilidade de Bolsonaro

TSE abre ação para investigar suspeita contra campanha de Bolsonaro

Fernando Monteiro é eleito com mais de 82 mil votos em Pernambuco

Veja todos os deputados federais eleitos em Pernambuco

Fala Sertão - Todos os direitos reservados

Telefone

(87) 99943-3440


E-mail:

contato@anaabrantes.com

anaabrantes.assessoria@gmail.com

NEWSLETTER

Cadastra-se, e receba novidades do

Ana Abrantes por e-mail:

Youtube Facebook Instagram Twitter
A Comunicação